Economia e finanças

O Sistema FIEMG, por meio do IEL, monitora o comportamento da economia mineira, nacional e mundial com o intuito de dar suporte à indústria mineira. Além disso, realiza acompanhamento e análise de políticas que influenciam de alguma forma o empresário de Minas Gerais, formulando propostas aos vários entes públicos.

 

São desenvolvidos também estudos econômicos específicos com o objetivo de disseminar conhecimento em temas que podem oferecer riscos e/ou oportunidades para os negócios empresariais.

 

Anualmente é elaborado um balanço da economia mineira e brasileira com perspectivas para o ano posterior. O IEL também desenvolve o Painel da Indústria Mineira, documento que apresenta a caracterização e evolução econômica e setorial das regiões de Minas Gerais.

 

Já o ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL DE MINAS GERAIS, o ICEI/MG é uma publicação mensal realizada pela Assessoria Econômica da FIEMG em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O objetivo é sinalizar aos empresários, à diretoria do Sistema FIEMG, ao setor público e à sociedade a visão dos industriais em relação à economia, e suas expectativas para o futuro.

Formado a partir dos resultados da pesquisa “Sondagem Industrial”, o ICEI/MG é elaborado a partir de seis questões que oferecem cinco alternativas de resposta excludentes. Os indicadores variam numa escala de 0 a 100, valores abaixo de 50 indicam que há um posicionamento de desconfiança por parte dos empresários. Quando são superiores a 50, os valores sinalizam otimismo e confiança por parte do empresariado. São calculados índices para a indústria em um todo e também por porte de empresas.