Email:sinaees.secretaria@fiemg.com.br | Whatsapp:(31)99799-8921

SINAEES

Programa FAPI encerra sua primeira fase

Fapi_620

 

O programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), junção de forças entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sistema FIEMG e que tem como foco a regularização ambiental de empresas do estado, encerrou no início de maio sua primeira fase após percorrer 15 cidades mineiras.

Lançado em novembro de 2016, a iniciativa tem como público-alvo empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais. O projeto está sendo realizado em 12 regiões organizadas segundo a regionalização do Sistema FIEMG. O trabalho leva em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos.

O FAPI tem três etapas definidas. A primeira, já realizada, é a orientação às empresas com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG, que aconteceram entre março e maio nas cidades de Montes Claros, Diamantina, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Ituiutaba, Divinópolis, Belo Horizonte, Itabira, Unaí, Patos de Minas, Araxá e Uberlândia.

No total, foram realizados 15 workshops com a orientação de 1224 representantes de empresas mineiras. Além disso, desde o início do programa já foram iniciados 254 processos de regularização ambiental.

A segunda fase, que tem início em 05/06, é a fiscalização executada pela Semad, e ocorre após 90 dias de cada workshop de orientação e vai de até agosto, encerrando-se com o monitoramento dos resultados anteriores, entre setembro e dezembro de 2017.

A orientação direcionada aos empresários será realizada pelo programa do Sistema FIEMG, Minas Sustentável, que desde 2011, apoia, incentiva e orienta empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes.

O Minas Sustentável já atendeu mais de 5.600 empresas em 299 municípios do estado. Por meio do programa, foram concedidas 407 licenças ambientais. Além disso, outras 1.281 empresas foram orientadas para a ecoeficiência e quase 3.000 trabalhadores e empresários capacitados.

Para mais informações, acesse: http://www.fiemg.com.br/fapi/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top